Administrador e gestor de negócios são termos do mundo corporativo que vem ganhando cada vez mais força.

E é natural surgir dúvidas sobre o papel das pessoas que exercem os cargos de administrador e gestor de negócios.

Ser Administrador e Gestor de Negócios são coisas distintas.

Por isso preparei esse post.

Aqui você vai descobrir a diferença entre administrador e gestor e muito mais.

Confira comigo:

  • O que é administração de empresas?
  • O que é Gestão de Negócios?
  • Qual a diferença entre Administração e Gestão de Negócios?
  • O que faz um Gestor de Negócios?
  • Qual o papel do Administrador?
  • Qual a diferença entre Administrador e Gestor de Negócios?

 

Vamos lá? Tenha uma ótima leitura.

1. O que é Administração de empresas?

Primeiramente, é preciso ter bem claro o conceito de administração de empresas.

Administração engloba o controle e organização dos recursos para o desenvolvimento dos negócios.

Basicamente, a administração trata dos aspectos gerais da empresa, como:

  • Organização
  • Coordenação
  • Controle dos recursos financeiros, patrimoniais e humanos
  • Marketing
  • Produção
  • Concorrência
  • Mercado

Ou seja, a função da administração é conduzir o negócio de maneira geral buscando atingir os objetivos e metas traçadas para o negócio.

Eu listei as principais funções da administração de uma empresa. Veja:

Planejamento

 Por meio de projeções de cenário, definições de objetivos, metas, estratégias e ações.

Desenho de processos

Significa a estruturação das etapas, funções e tarefas dos diferentes processos da empresa.

Direção e controle

Além de definir planos, é função da administração garantir a execução e direção dos planos.

Tomada de decisões

É dever da administração definir como serão alocadas as pessoas, recursos, tempo, dentre outras prioridades da empresa.

Qual a importância da administração?

E você sabe porque é fundamental a administração de uma empresa?

Vou explicar por meio de um exemplo.

🏭Em uma empresa tradicional, com fins lucrativos, a sua administração consiste em organizar processos e gerenciar recursos, de modo a:

  • Evitar gastos desnecessários
  • Elevar a produtividade
  • Potencializar os ganhos.

 

Veja que a importância da administração de empresas aparece na concretização de metas de curto, médio e a longo prazo.

O que são os recursos tangíveis e intangíveis das empresas?

Entende-se por recursos da empresa:

  • Tempo
  • Dinheiro
  • Mão-de-obra
  • Matéria-prima
  • Maquinário
  • Água
  • Luz
  • Etc

Como você pode observar, a administração é a visão macro do negócio.

E a gestão de negócios?

Me acompanhe no próximo tópico.

2. O que é Gestão de Negócios?

Gestão é o termo que vem ganhando cada vez mais força no mundo dos negócios.

É um dos pilares da administração voltada para:

  • Criar planos de venda
  • Balancear lucro e oferta
  • Delegar tarefas aos funcionários
  • Manter os funcionários motivados
  • Dentre outras ações

O foco da gestão de negócios é o desenvolvimento coordenado da empresa como um todo e não apenas de um setor.

E independente do tamanho do negócio toda empresa precisa de um gestor de negócios.

Por falar nisso…

Qual a importância da gestão de negócios?

Poucas pessoas entendem a sua importância para o desenvolvimento de um negócio próspero.

Vou explicar por meio de um exemplo prático, a importância da gestão de negócios.

🟢Você pode ter um excelente produto ou serviço a oferecer e um mercado em potencial para explorar.

⚫No entanto, se você não conseguir manter a casa arrumada, é muito provável que esses fatores não determinem o crescimento da sua empresa.

 

A gestão de uma empresa pode ser definida como o reflexo de seu alto escalão, tanto nas questões de cultura organizacional, quanto na hora de tomada de decisões.

O fato é que para garantir uma boa administração a empresa depende da habilidade de todos que atuam no negócio e não apenas de um líder ou administrador.

Portanto, a gestão de negócios engloba todas as áreas da empresa, tais como:

  • RH
  • Jurídica
  • Produção
  • Contabilidade
  • Informática
  • Logística
  • Marketing
  • Dentre outros setores

Então…. 

3. Qual a diferença entre Administração e Gestão de Negócios?

A administração é mais burocrática e exata, enquanto que a gestão de negócios é mais colaborativa.

A administração busca otimizar processos, reduzir erros cometidos e a partir daí traçar novas metas.

Já a gestão de negócios, busca valorizar as equipes, trabalhando os aspectos pessoais de cada colaborador para que eles atinjam o máximo desempenho.

E agora que você já sabe o que é a administração e gestão, você vai entender as funções do administrador e gestor.

Afinal, cada um é responsável por uma especificidade.

4. O que faz um gestor de negócios?

Cada negócio tem as suas particularidades, mas em regra, as funções de um gestor de negócios são:

  • Identificar ameaças e novas oportunidades para a empresa
  • Estabelecer metas realizáveis
  • Alcançar a liderança frente ao mercado competitivo
  • Manter a qualidade de serviços e produtos
  • Zelar pelo equilíbrio financeiro
    •  Acompanhamento da receita
    •  Despesas fixas e variáveis
    •  Volume e previsão de vendas
    •  Compra de insumos e materiais
  • Reestruturar processos que não fazem mais sentido para a organização

A empresa é o reflexo do gestor de negócios.

Realizar uma gestão de negócios pode não ser uma tarefa fácil.

Mas quando a gestão é eficiente, pode proporcionar sobretudo controle financeiro e previsibilidade.

Quem pode ser o gestor de negócios?

Em regra, o gestor de negócios é o próprio dono da empresa.

Mas nada impede que seja uma pessoa contratada.

O gestor precisa ter uma visão ampla e conhecer o negócio como um todo, além de ter habilidades específicas, tais como:

  • Gestão financeira
  • Gerenciamento de pessoas
    •  Equipes, clientes e fornecedores
  • Marketing
    •  Seja o digital ou o tradicional para a divulgação de produtos e serviços
  • Logística
  • Gestão de projetos
  • Produção
  • Operação
  • Vendas
  • Dentre outras habilidades

Por isso, é fundamental que o gestor que vai desempenhar esse papel, tenha uma visão 360º do negócio e entenda o nicho e o objetivo da empresa.

O gestor deve ser proativo.

Isto significa a capacidade de evitar problemas e quando eles ocorrerem terem a expertise de apresentar as soluções de forma ágil e eficiente, de modo que não comprometa a empresa.

E o papel do gestor ainda vai além.

Cabe ao gestor de negócios ter a capacidade de identificar os talentos dos colaboradores e desenvolvê-los.

5. Qual o papel do Administrador?

Diferentemente do gestor, o administrador está ligado às questões operacionais da empresa.

Mas você sabe exatamente o que faz um administrador de empresas?

O gestor é o responsável por dar o direcionamento sobre onde e como chegar a determinado objetivo.

Saiba o que faz um administrador no dia-a-dia:

Nível operacional

Cabe ao administrador colocar em prática as ações previamente definidas.

Nível tático

O administrador irá estabelecer metas específicas de médio prazo para que cada área da empresa contribua para a sua realização.

Nível estratégico

O administrador irá tomar as decisões mais complexas que irão definir os rumos da empresa.

Tratam-se de ações a longo prazo para estabelecer as estratégias mais adequadas aos objetivos propostos.

 

Na prática, isso significa, que pelo administrador de empresas, passam ações de planejamento,  organização e execução das mais variadas áreas do negócio.

O administrador vai atuar nos diversos setores da empresa para garantir que não haja gastos desnecessários, falhas na comunicação, dentre outras questões importantes.

Quem pode ser o Administrador do negócio?

O administrador é o profissional formado e preparado para tomar as melhores decisões pela empresa.

Também cabe ao administrador tornar a comunicação eficiente, a ponto de que todos saibam o que fazer para que a empresa tenha resultados satisfatórios.

Lembrando que o administrador é uma profissão reconhecida e regulamentada.

6. Qual a diferença entre Administrador e Gestor de Negócios?

Agora que você teve os dois conceitos definidos, vai ficar mais evidente a diferença entre o administrador e o gestor de negócios.

E embora muitos empresários acreditem que essas funções sejam sinônimos, gestor e administrador cumprem papéis diferentes dentro da empresa.

01ª Diferença: Formação

O gestor é a pessoa que responde pelas posições de liderança na empresa, mas que não possui formação específica para o exercício da função.

O gestor exerce seu papel com base em experiências anteriores, por repetição, imitação e muitas vezes em tentativas e erros.

Enquanto que o administrador é o profissional graduado para o exercício da função.

Seus procedimentos são baseados em experimentos, casos de sucesso, estatísticas, teorias e pesquisas científicas.

02ª Diferença: Posição hierárquica

O administrador está em posição hierarquicamente superior ao do gestor de negócios.

Para você entender melhor, vou explicar por meio de um novo exemplo.

Imagine uma pirâmide.

No topo da pirâmide está o administrador.

É do administrador a tomada das decisões mais importantes da empresa.

E essas decisões vão impactar os negócios como um todo, trazendo resultados a curto, médio e longo prazo.

No meio da pirâmide está o gestor de negócios

O gestor tem o conhecimento profundo do segmento da empresa e é o profissional responsável por fazer a ligação e representar os interesses do topo da pirâmide e sua base.

Por falar nisso…

Na base da pirâmide estão os funcionários  

Na base da pirâmide estão todos os colaboradores da empresa que compõem o nível operacional.

É dever do gestor, o desenvolvimento de uma liderança capaz de motivar os trabalhadores que compõem o quadro de funcionários da empresa.

Dessa forma, será possível alcançar os objetivos propostos utilizando os recursos e estrutura organizacional a disposição de todos.

Ficou claro? Se tiver alguma dúvida, pode me chamar para esclarecer.

03ª Diferença: Foco

O foco do gestor de negócios é o gerenciamento de pessoas, processos e recursos.

E levando sempre em consideração as políticas administrativas e organizacionais das empresas.

Já o foco do administrador são os aspectos técnicos e estratégicos do negócio.

Assim, o administrador pode enxergar a longo prazo bem como identificar oportunidades que atendam aos propósitos da empresa. 

04ª Diferença: Flexibilidade

O gestor de negócios tem mais flexibilidade para agir conforme as necessidades.

Lembrando que é seu papel fazer todas as partes da empresa caminharem, desde a parte estrutural ao relacionamento com o mercado.

Enquanto que o administrador tem como atribuição organizar todos os recursos e otimizar o funcionamento do negócio.

Essas são as principais diferenças entre o administrador e o gestor de negócios.

Guarde essa informação que é muito importante: um não exclui o outro.

Para o bom andamento da empresa, é crucial que estejam presentes um administrador e um gestor para que assim, sejam cumpridas as metas e objetivos do negócio.

Conclusão

Agora você já sabe a diferença entre administrador e gestor de negócios.

E o mais importante: que o papel do gestor não anula o do administrador!

Afinal, você encontrou ainda:

  • O que é Administração de empresas
  • O que é Gestão de Negócios
  • Qual a diferença entre Administração e Gestão de Negócios
  • O que faz um gestor de negócios
  • Qual o papel do Administrador
  • Qual a diferença entre Administrador e Gestor de Negócios

O próximo passo é buscar o auxílio de um advogado especialista em direito empresarial para garantir a segurança jurídica da sua empresa.

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Continue nos acompanhando e até a próxima.

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