Hoje você vai descobrir os principais tipos de gestão de negócios para a sua empresa.

Gestão de marketing, de pessoas, empresarial, são apenas alguns dos tipos que o empresário pode seguir.

Por isso, preparei esse conteúdo, uma vez que a escolha do tipo de gestão de negócios é determinante para a consolidação de qualquer organização.

Confira o que você vai encontrar:

  1. O que é Gestão de Negócios?
  2. Quais são os tipos de Gestão de Negócios?
  3. Como escolher o melhor tipo de Gestão de Negócios para a minha empresa?

Garanto que ao final da leitura, você vai saber qual é o melhor tipo de gestão de negócios para a sua empresa.

Vamos começar?

1. O que é Gestão de Negócios?

Antes de tudo, é preciso entender com maior profundidade o que é gestão de negócios.

A gestão é um conjunto de estratégias e ações aplicadas ao negócio que vão gerar impacto positivo necessário para a sustentação da sua empresa.

Basicamente é uma forma de gerenciamento voltada para:

  • Criação de planos de venda
  • Aumento da produtividade
  • Mensurar resultados ao longo de um período
  • Desenvolver tomada de decisões
  • Reduzir custos e falhas
  • Dentre outras ações 

No entanto, o que muitos desconhecem é que existem vários tipos de gestão de negócios que podem ser seguidos, cada um com suas especificidades e foco de ação.

Continue acompanhando.

2. Quais são os tipos de Gestão de Negócios?

Você vai saber agora os principais tipos de gestão de negócios.

1- Gestão Democrática

Esse é o tipo de gestão que envolve todos os integrantes da equipe na tomada de decisões.

E na prática, todos são responsáveis pelo sucesso ou não de uma ação.

Por isso, nesse modelo o gestor precisa valorizar a comunicação e a troca de informações entre os colaboradores, além de ter habilidade para delegar tarefas.

No entanto, por terem tantas pessoas envolvidas, esse modelo de gestão pode resultar em dificuldade e lentidão para tomar decisões.

2 – Gestão Centralizadora

Na gestão centralizadora a tomada de decisões fica na mão de apenas uma única pessoa, geralmente, dos diretores da empresa.

Note que esse modelo de gestão é o oposto da gestão democrática.

E a grande vantagem é a rapidez na tomada das decisões, além de garantir a continuidade das ideias por trás das ações.

Em contrapartida, a gestão centralizadora faz com que as ações sejam limitadas.

Afinal, uma única pessoa dificilmente consegue enxergar todos os cenários de uma situação.

3 – Gestão por processos

Nesse tipo de gestão o foco são os processos que envolvem a empresa e não as decisões em si.

O objetivo é padronizar e otimizar cada processo para gerar mais resultados ao negócio.

Se você tiver qualquer dúvida nesse assunto, basta escrever nos comentários que eu esclareço.

4 – Gestão por Resultados

Não é segredo que uma empresa precisa ter bons resultados não é mesmo?

E é justamente esse o foco deste novo tipo de gestão.

Portanto, na gestão por resultados o que é levado em conta é o atingimento de metas.

Na prática não é o processo que importa e sim o resultado entregue no final.

A desvantagem é que a gestão por resultados pode prejudicar a produtividade e a qualidade do serviço.

Por ser dinâmico, a gestão por resultados exige constante renovação a partir de planos estratégicos.

5 – Gestão por Cadeia de Valor

Este é o tipo de gestão que permite maior flexibilidade em diversas questões.

Você já vai entender o porquê.

Por essa gestão, tudo é feito para gerar valor ao cliente, conquistar e fidelizar o consumidor.

A cadeia de valor parte do princípio de que um negócio só consegue prosperar seus produtos ou serviços se o cliente enxergá-los como valor.

Para que a gestão por cadeia de valor dê certo, é imprescindível conhecer muito bem o público-alvo e levar em conta seus desejos e necessidades.

6 – Gestão Ciclo PDCA

PDCA significa: Planejar, executar, analisar e corrigir.

Esse tipo de gestão é utilizado para compreender os lucros e o aumento da satisfação do cliente.

Como vai funcionar?

Tudo começa a partir do planejamento de acordo com os objetivos da empresa.

E quando colocado em prática, são verificados os resultados e é feito um balanço daquilo que funcionou e o que precisa ser melhorado.

7 – Gestão de Inovação

Quando se fala em inovação é algo que está relacionado ao que traz benefícios para a organização ou sociedade.

A gestão de inovação é a promoção sistemática de inovações na empresa, desde o planejamento as medidas para promover o novo dentro da empresa, como:

  • Produtos e serviços melhores para se destacar em relação aos concorrentes
  • Novos produtos e serviços para conquistar mercados diferentes
  • Melhorias de processos internos para fortalecer a empresa e cortar custos
  • Desenvolvimento de novos modelos de negócios para exploração de novas fontes de renda

A inovação nunca esteve tão presente no mundo corporativo quanto hoje.

8 – Gestão de Logística

Apesar de estar associada a transportes, essa gestão é capaz de trazer resultados incríveis para qualquer tipo de negócio.

A gestão de logística nada mais é do que a administração dos processos de compra, produção, transporte, armazenamento, distribuição e entrega do produto ao cliente final.

O objetivo é evitar despesas desnecessárias, como compras excessivas e acúmulo de mercadorias no estoque.

E para ter bons resultados, o gestor precisa estar atento a esses 03 pilares:

  • Atendimento e prestação de serviços de qualidade
  • Redução das perdas e dos custos totais de produção e distribuição
  • Otimização dos níveis de estoque

Dessa forma, a empresa tem maior potencial para se destacar no mercado.

9 – Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é a base para o sucesso de todo negócio.

Esse tipo de gestão envolve a capacidade de liderança e empatia do gestor para engajar a participação dos colaboradores da empresa.

Através da gestão de pessoas, o líder deve criar espaço para desenvolver e valorizar cada membro da equipe, promovendo a satisfação mútua e melhora de desempenho.

O grande objetivo é dar suporte a equipe.

Portanto, esse modelo de gestão deve ponderar a capacidade técnica de cada funcionário para investir nos talentos certos e de forma eficaz.

10 – Gestão de Marketing

A gestão de marketing é a estratégia usada na promoção de um negócio.

Na prática, o gestor vai identificar as oportunidades de crescimento e refletir no impacto das campanhas de marketing para atingir o público.

A gestão de marketing trabalha os pontos fundamentais como:

  • Criação de produtos
  • Distribuição
  • Venda
  • Ações digitais com produções de conteúdo
  • Redes sociais
  • E-mail marketing
  • Análise de resultados

E tudo isso envolve ainda pesquisas, análise de clientes, dentre outros fatores.

A gestão de marketing vai coordenar todas essas ações para adaptar a empresa ao uso do ambiente online e criar estratégias consistentes.

11 – Gestão Financeira

Através da gestão financeira é possível otimizar o desempenho da empresa.

Basicamente é um conjunto de ações que permitem que a empresa controle e planeje os seus recursos de forma a potencializar seus lucros e investimentos.

Dentre os procedimentos que englobam a gestão financeira, estão:

  • Definição de metas e orçamento para o negócio
  • Controle do fluxo de caixa
  • Gestão de contas a pagar e a receber
  • Acompanhamento e administração do capital de giro
  • Controle de estoque
  • Apuração e análise dos resultados do negócio

Assim, a empresa estará mais preparada para lidar com imprevistos e cenários de crise sem sofrer grandes prejuízos.

12 – Gestão de Vendas

Talvez você conheça por gestão comercial.

A gestão de vendas é a forma como a equipe comercial é conduzida para atingir metas e objetivos relevantes para a empresa.

Mas não é só isso.

  Este tipo de gestão engloba outras ações, tais como:

  • Delegação de tarefas
  • Supervisão
  • Integração com o marketing, estoque, financeiro, dentre outros setores

O Gestor tem a função de estruturar e treinar a equipe comercial, além de estabelecer metas e criar condições favoráveis para o alcance das mesmas.

Tenha em mente que uma gestão de vendas eficiente é uma obrigação para toda empresa que queira se manter competitiva no mercado.

13 – Gestão de Projetos

A gestão de projetos é aplicar técnicas e habilidades para que um projeto tenha sucesso.

Lembrando que projeto não é o mesmo que processo.

O processo é um trabalho contínuo que produz resultados definidos.

Enquanto que o projeto é algo temporário, elaborado para gerar um resultado único.

Na prática, a gestão de projetos vai auxiliar a tirar as ideias do papel e permitir a programação prévia de cada ação.

14 – Gestão Empresarial

Gestão empresarial é basicamente um conjunto de ações e estratégias usadas para a administração de uma empresa.

Muitas vezes, os empresários se ocupam com rotinas e reuniões e esquecem-se de planejar e estruturar uma gestão efetiva.

E acredite: uma boa gestão de negócios é crucial para o sucesso de qualquer empresa, independente do porte ou nicho de mercado.

Isso porque a gestão empresarial é responsável pelas decisões administrativas do negócio, incluindo:

  • Entrada e saída de recursos
  • Relacionamento com clientes e fornecedores
  • Relacionamento com funcionários
  • Etc 

O gestor do negócio, em regra, é o próprio dono.

E em alguns casos, é um profissional responsável pela administração da empresa.

O fato é que o gestor precisa ter uma visão ampla e conhecer o negócio como um todo.

15 – Gestão Libertária

Você sabia que esse é um dos tipos de gestão de negócios mais utilizados pelas empresas no mundo?

Como por exemplo: Uber, Airbnb, Google e Spotfy.

A gestão libertária tem por objetivo controlar o profissional ao mínimo possível e dar liberdade e autonomia com os incentivos corretos.

Na prática, este tipo de gestão de negócio tira o poder dos gestores e distribui nas mãos dos colaboradores.

Não significa largar o negócio nas mãos de outras pessoas, mas sim, criar um ambiente livre e favorável para o surgimento natural de novos líderes.

Praticar uma gestão libertária, é recrutar uma equipe qualificada e diversificada, para que você não precise interferir o tempo todo no poder de decisão.

Portanto, as principais características da gestão libertária são:

  • Liberdade
  • Descentralização
  • Horizontalidade
  • Sinergia

E como saber qual o tipo de gestão de negócio para a sua empresa?

Você vai descobrir logo no próximo tópico!

3. Como escolher o melhor tipo de gestão de negócios para a minha empresa?

Como vimos, não existe um modelo de gestão pré-definido para cada empresa.

Antes de escolher o melhor tipo de gestão, é preciso levar em conta aspectos singulares ao seu negócio, como:

  • Atividade desenvolvida
  • Quantidade de profissionais
  • Nicho de atuação
  • Cultura organizacional
  • Cultura, missão e valores da empresa

Além disso, é preciso se atentar a 02 aspectos indispensáveis que são:

Características de sua empresa

É crucial identificar por qual fase a sua empresa está passando.

Se ela está em fase de expansão, crescimento, se está com alta rotatividade, dentre outras condições.

E o segundo aspecto…

Objetivos e expectativas da sua empresa

Ao identificar a fase em que está a sua empresa, o segundo passo é traçar os objetivos e expectativas do seu negócio.

Com esses dados, você saberá qual o tipo de gestão de negócios ideal para a sua empresa.

Guarde essa informação muito importante: é possível implementar diferentes tipos de gestão de negócio ao mesmo tempo.

E na dúvida, procure o auxílio de um advogado especialista em empresarial para analisar o seu caso e encontrar a melhor solução.

Conclusão

Agora você já conhece os principais tipos de gestão de negócios.

E que não existe um tipo definido para cada empresa.

A escolha do melhor modelo de gestão de negócios, irá depender, dentre outros fatores, do momento em que está a sua empresa.

Fico por aqui.

Espero ter ajudado.

Continue nos acompanhando e até a próxima!

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