Hoje você vai descobrir os principais tipos de gestão de negócios para a sua empresa.
Gestão de marketing, de pessoas, empresarial, são apenas alguns dos tipos que o empresário pode seguir.
Por isso, preparei esse conteúdo, uma vez que a escolha do tipo de gestão de negócios é determinante para a consolidação de qualquer organização.
Confira o que você vai encontrar:
- O que é Gestão de Negócios?
- Quais são os tipos de Gestão de Negócios?
- Como escolher o melhor tipo de Gestão de Negócios para a minha empresa?
Garanto que ao final da leitura, você vai saber qual é o melhor tipo de gestão de negócios para a sua empresa.
Vamos começar?
1. O que é Gestão de Negócios?
Antes de tudo, é preciso entender com maior profundidade o que é gestão de negócios.
A gestão é um conjunto de estratégias e ações aplicadas ao negócio que vão gerar impacto positivo necessário para a sustentação da sua empresa.
Basicamente é uma forma de gerenciamento voltada para:
- Criação de planos de venda
- Aumento da produtividade
- Mensurar resultados ao longo de um período
- Desenvolver tomada de decisões
- Reduzir custos e falhas
- Dentre outras ações
No entanto, o que muitos desconhecem é que existem vários tipos de gestão de negócios que podem ser seguidos, cada um com suas especificidades e foco de ação.
Continue acompanhando.
2. Quais são os tipos de Gestão de Negócios?
Você vai saber agora os principais tipos de gestão de negócios.
1- Gestão Democrática
Esse é o tipo de gestão que envolve todos os integrantes da equipe na tomada de decisões.
E na prática, todos são responsáveis pelo sucesso ou não de uma ação.
Por isso, nesse modelo o gestor precisa valorizar a comunicação e a troca de informações entre os colaboradores, além de ter habilidade para delegar tarefas.
No entanto, por terem tantas pessoas envolvidas, esse modelo de gestão pode resultar em dificuldade e lentidão para tomar decisões.
2 – Gestão Centralizadora
Na gestão centralizadora a tomada de decisões fica na mão de apenas uma única pessoa, geralmente, dos diretores da empresa.
Note que esse modelo de gestão é o oposto da gestão democrática.
E a grande vantagem é a rapidez na tomada das decisões, além de garantir a continuidade das ideias por trás das ações.
Em contrapartida, a gestão centralizadora faz com que as ações sejam limitadas.
Afinal, uma única pessoa dificilmente consegue enxergar todos os cenários de uma situação.
3 – Gestão por processos
Nesse tipo de gestão o foco são os processos que envolvem a empresa e não as decisões em si.
O objetivo é padronizar e otimizar cada processo para gerar mais resultados ao negócio.
Se você tiver qualquer dúvida nesse assunto, basta escrever nos comentários que eu esclareço.
4 – Gestão por Resultados
Não é segredo que uma empresa precisa ter bons resultados não é mesmo?
E é justamente esse o foco deste novo tipo de gestão.
Portanto, na gestão por resultados o que é levado em conta é o atingimento de metas.
Na prática não é o processo que importa e sim o resultado entregue no final.
A desvantagem é que a gestão por resultados pode prejudicar a produtividade e a qualidade do serviço.
Por ser dinâmico, a gestão por resultados exige constante renovação a partir de planos estratégicos.
5 – Gestão por Cadeia de Valor
Este é o tipo de gestão que permite maior flexibilidade em diversas questões.
Você já vai entender o porquê.
Por essa gestão, tudo é feito para gerar valor ao cliente, conquistar e fidelizar o consumidor.
A cadeia de valor parte do princípio de que um negócio só consegue prosperar seus produtos ou serviços se o cliente enxergá-los como valor.
Para que a gestão por cadeia de valor dê certo, é imprescindível conhecer muito bem o público-alvo e levar em conta seus desejos e necessidades.
6 – Gestão Ciclo PDCA
PDCA significa: Planejar, executar, analisar e corrigir.
Esse tipo de gestão é utilizado para compreender os lucros e o aumento da satisfação do cliente.
Como vai funcionar?
Tudo começa a partir do planejamento de acordo com os objetivos da empresa.
E quando colocado em prática, são verificados os resultados e é feito um balanço daquilo que funcionou e o que precisa ser melhorado.
7 – Gestão de Inovação
Quando se fala em inovação é algo que está relacionado ao que traz benefícios para a organização ou sociedade.
A gestão de inovação é a promoção sistemática de inovações na empresa, desde o planejamento as medidas para promover o novo dentro da empresa, como:
- Produtos e serviços melhores para se destacar em relação aos concorrentes
- Novos produtos e serviços para conquistar mercados diferentes
- Melhorias de processos internos para fortalecer a empresa e cortar custos
- Desenvolvimento de novos modelos de negócios para exploração de novas fontes de renda
A inovação nunca esteve tão presente no mundo corporativo quanto hoje.
8 – Gestão de Logística
Apesar de estar associada a transportes, essa gestão é capaz de trazer resultados incríveis para qualquer tipo de negócio.
A gestão de logística nada mais é do que a administração dos processos de compra, produção, transporte, armazenamento, distribuição e entrega do produto ao cliente final.
O objetivo é evitar despesas desnecessárias, como compras excessivas e acúmulo de mercadorias no estoque.
E para ter bons resultados, o gestor precisa estar atento a esses 03 pilares:
- Atendimento e prestação de serviços de qualidade
- Redução das perdas e dos custos totais de produção e distribuição
- Otimização dos níveis de estoque
Dessa forma, a empresa tem maior potencial para se destacar no mercado.
9 – Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é a base para o sucesso de todo negócio.
Esse tipo de gestão envolve a capacidade de liderança e empatia do gestor para engajar a participação dos colaboradores da empresa.
Através da gestão de pessoas, o líder deve criar espaço para desenvolver e valorizar cada membro da equipe, promovendo a satisfação mútua e melhora de desempenho.
O grande objetivo é dar suporte a equipe.
Portanto, esse modelo de gestão deve ponderar a capacidade técnica de cada funcionário para investir nos talentos certos e de forma eficaz.
10 – Gestão de Marketing
A gestão de marketing é a estratégia usada na promoção de um negócio.
Na prática, o gestor vai identificar as oportunidades de crescimento e refletir no impacto das campanhas de marketing para atingir o público.
A gestão de marketing trabalha os pontos fundamentais como:
- Criação de produtos
- Distribuição
- Venda
- Ações digitais com produções de conteúdo
- Redes sociais
- E-mail marketing
- Análise de resultados
E tudo isso envolve ainda pesquisas, análise de clientes, dentre outros fatores.
A gestão de marketing vai coordenar todas essas ações para adaptar a empresa ao uso do ambiente online e criar estratégias consistentes.
11 – Gestão Financeira
Através da gestão financeira é possível otimizar o desempenho da empresa.
Basicamente é um conjunto de ações que permitem que a empresa controle e planeje os seus recursos de forma a potencializar seus lucros e investimentos.
Dentre os procedimentos que englobam a gestão financeira, estão:
- Definição de metas e orçamento para o negócio
- Controle do fluxo de caixa
- Gestão de contas a pagar e a receber
- Acompanhamento e administração do capital de giro
- Controle de estoque
- Apuração e análise dos resultados do negócio
Assim, a empresa estará mais preparada para lidar com imprevistos e cenários de crise sem sofrer grandes prejuízos.
12 – Gestão de Vendas
Talvez você conheça por gestão comercial.
A gestão de vendas é a forma como a equipe comercial é conduzida para atingir metas e objetivos relevantes para a empresa.
Mas não é só isso.
Este tipo de gestão engloba outras ações, tais como:
- Delegação de tarefas
- Supervisão
- Integração com o marketing, estoque, financeiro, dentre outros setores
O Gestor tem a função de estruturar e treinar a equipe comercial, além de estabelecer metas e criar condições favoráveis para o alcance das mesmas.
Tenha em mente que uma gestão de vendas eficiente é uma obrigação para toda empresa que queira se manter competitiva no mercado.
13 – Gestão de Projetos
A gestão de projetos é aplicar técnicas e habilidades para que um projeto tenha sucesso.
Lembrando que projeto não é o mesmo que processo.
O processo é um trabalho contínuo que produz resultados definidos.
Enquanto que o projeto é algo temporário, elaborado para gerar um resultado único.
Na prática, a gestão de projetos vai auxiliar a tirar as ideias do papel e permitir a programação prévia de cada ação.
14 – Gestão Empresarial
Gestão empresarial é basicamente um conjunto de ações e estratégias usadas para a administração de uma empresa.
Muitas vezes, os empresários se ocupam com rotinas e reuniões e esquecem-se de planejar e estruturar uma gestão efetiva.
E acredite: uma boa gestão de negócios é crucial para o sucesso de qualquer empresa, independente do porte ou nicho de mercado.
Isso porque a gestão empresarial é responsável pelas decisões administrativas do negócio, incluindo:
- Entrada e saída de recursos
- Relacionamento com clientes e fornecedores
- Relacionamento com funcionários
- Etc
O gestor do negócio, em regra, é o próprio dono.
E em alguns casos, é um profissional responsável pela administração da empresa.
O fato é que o gestor precisa ter uma visão ampla e conhecer o negócio como um todo.
15 – Gestão Libertária
Você sabia que esse é um dos tipos de gestão de negócios mais utilizados pelas empresas no mundo?
Como por exemplo: Uber, Airbnb, Google e Spotfy.
A gestão libertária tem por objetivo controlar o profissional ao mínimo possível e dar liberdade e autonomia com os incentivos corretos.
Na prática, este tipo de gestão de negócio tira o poder dos gestores e distribui nas mãos dos colaboradores.
Não significa largar o negócio nas mãos de outras pessoas, mas sim, criar um ambiente livre e favorável para o surgimento natural de novos líderes.
Praticar uma gestão libertária, é recrutar uma equipe qualificada e diversificada, para que você não precise interferir o tempo todo no poder de decisão.
Portanto, as principais características da gestão libertária são:
- Liberdade
- Descentralização
- Horizontalidade
- Sinergia
E como saber qual o tipo de gestão de negócio para a sua empresa?
Você vai descobrir logo no próximo tópico!
3. Como escolher o melhor tipo de gestão de negócios para a minha empresa?
Como vimos, não existe um modelo de gestão pré-definido para cada empresa.
Antes de escolher o melhor tipo de gestão, é preciso levar em conta aspectos singulares ao seu negócio, como:
- Atividade desenvolvida
- Quantidade de profissionais
- Nicho de atuação
- Cultura organizacional
- Cultura, missão e valores da empresa
Além disso, é preciso se atentar a 02 aspectos indispensáveis que são:
Características de sua empresa
É crucial identificar por qual fase a sua empresa está passando.
Se ela está em fase de expansão, crescimento, se está com alta rotatividade, dentre outras condições.
E o segundo aspecto…
Objetivos e expectativas da sua empresa
Ao identificar a fase em que está a sua empresa, o segundo passo é traçar os objetivos e expectativas do seu negócio.
Com esses dados, você saberá qual o tipo de gestão de negócios ideal para a sua empresa.
Guarde essa informação muito importante: é possível implementar diferentes tipos de gestão de negócio ao mesmo tempo.
E na dúvida, procure o auxílio de um advogado especialista em empresarial para analisar o seu caso e encontrar a melhor solução.
Conclusão
Agora você já conhece os principais tipos de gestão de negócios.
E que não existe um tipo definido para cada empresa.
A escolha do melhor modelo de gestão de negócios, irá depender, dentre outros fatores, do momento em que está a sua empresa.
Fico por aqui.
Espero ter ajudado.
Continue nos acompanhando e até a próxima!
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