O Direito Empresarial é matéria que integra o curso de Direito. É na realidade, o estudo do que envolve atividade empresarial, a abranger da teoria geral de empresa e modelos da sociedade empresária ao contrato mercantil e da propriedade intelectual.
Um ramo, portanto, do Direito, tratando acerca do funcionamento de negócio em mercado, e ainda contemplando sua associação com concorrência e relação jurídica determinada por ele.
Esta área se mostra de fato de grande importância a prevenir riscos para atividade econômica, sem contar adequação para normas do empreendimento, disciplinando atuação. Um ponto a destacar é que inadequação para regras gera graves sanções com possibilidade de comprometimento da saúde financeira desse negócio e permanência em mercado.
Funções Principais do Direito Empresarial
Direito Empresarial oferece subsídios para o profissional atuar eficientemente, em prevenir riscos e resolver problemas preexistentes no negócio. São algumas das funções principais elaboradas nesta área:
- Elaboração e supervisionar contrato.
- Zelo por composição societária.
- Execução de processos de falência.
- Acompanhamento de sucessão empresarial.
Elaboração e Supervisionar Contrato
As empresas no decorrer da sua existência fazem emissão de contratos a determinar relação comercial. Através deste documento, por vezes de complexidade, o empreendedor pode se garantir em relação à obrigação acordada, já que agora é possível exigir a mesma de maneira judicial.
Principalmente em relação com empresas prestadoras de serviços e fornecedores, é importante elaborar cláusulas sólidas, com cautela para detalhes, sem contar que andamento de contrato seja supervisionado. Assim, o advogado é aquele com técnica qualificação à verificação de riscos possíveis de relação jurídica, assegurar cumprimento de acordo, negociação de condições e prazos.
Zelo por Composição Societária
Mesmo havendo empresas de empresário único, parte considerável de instituições ativas em mercado tem composição pelos sócios. Aqui, especialmente, elas seguem específicas regras de Direito Societário.
O profissional carrega uma das funções neste sentido, ou seja, regularização destas relações, e também organização dos deveres e direitos para cada sócio no que toca atividade empresarial. Advogado empresarial é ainda aquele para orientar qualquer alteração nesta composição dos sócios, através de cisão, formação ou incorporação das sociedades novas.
Execução de Processos de Falência
Profissional pertencente ao Direito Empresarial pode ainda atuar nos processos de recuperação e falência das empresas. Nesta hipótese, entre suas atribuições, se destacam acompanhar rotina de empreendimento, atuação preventiva a cumprir obrigações todas pendentes e identificar irregularidades.
É necessário ter estes serviços do advogado se existir demandas judiciais envolvendo a empresa. Este profissional é capacitado a prestar assessoria em relação a compreender leis ligadas com tais questões.
Acompanhamento de Sucessão Empresarial
O advogado atuando em Direito Empresarial possui atribuição de auxiliar e acompanhar sucessão empresarial, ação de grande importância, em especial à empresa familiar. Transferir titularidade da instituição pode ocorrer de várias formas, como através de venda do ponto comercial. Este profissional diante desta necessidade vai guiar acerca de atualizar registro, mudar contratos, e dividir responsabilidades da empresa sobre pendentes dívidas, contrato trabalhista em andamento, e mais.
Para saber mais informações sobre Direito Empresarial fale com os advogados especialistas do escritório de advogados Solimene Advogados!
Whatsapp: (55) (11) 98389 2403
Email: mario@solimene.adv.br
YouTube: Canal de Direito no Youtube – Mecânica do Direito
Site: www.solimene.adv.br
Tatiane
18 de novembro de 2022Boa noite eu fui assaltada ao chegar no trabalho por um homem armado que tomou minha bolsa onde continha meu almoço e meu cartão de transporte,a empresa nao mim deu nenhum tipo de assistência não me liberou para registrar o boletim de ocorrência,resolvir entrar com processo por danos morais a empresa que eu trabalhava era tercerizada prestava serviço para o Banco do Brasil,já ocorreu a audiência só estou aguardando a sentença, a minha dúvida é qual a estimativa de valor que irei receber?se existe a possibilidade de ser indenizada pelas duas empresas?pela empresa terceirizada qual prestava serviço para o Banco do Brasil e pelo próprio Banco do Brasil?
Mario Solimene
21 de novembro de 2022Olá, Tatiane. Infelizmente é impossível responder sua questão, pois não há uma tabela. Cada juiz determina o montante que considera adequado de acordo com as circunstâncias do caso.
Dip Financing: O que é e qual a importância para a sua empresa? - Solimene Advocacia | Advogados especialistas em Direito Civil e Empresarial
25 de novembro de 2022[…] Direito Empresarial: Para que serve, como e quando contratar um Advogado Empresarial? […]
João Paulo
27 de junho de 2023Abri uma empresa, convidei 2 sócios.
Entramos em atrito, e o sócio da parte comercial ocultou os contatos de clientes da empresa. O sócio engenheiro excluí o site, mudou a senha do Instagram da empresa e excluiu os projetos que fizemos, o que faço?
Mario Solimene
19 de julho de 2023Seria necessário entrar com uma ação judicial para garantir os direitos, já que estes aspectos podem ser considerados como ativos importantes da sociedade.
Eduarda
4 de agosto de 2023recentemente adquirir uma Aonde foi feito de forma parcelada dei uma entrada e parcela o restante. Trabalhei o mês inteiro com a maquininha porém fiz vendas altas e a maquininha reter o meu valor me dando prazo de 30 dias para liberar meu valor. devido a isso atrasou a parcela do pagamento da loja, e antiga dona está querendo pegar a chave e deixar a loja fechada sendo que está atrasado apenas cinco dias. Gostaria de saber se ela pode fazer isso?